segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O 5º dia - narrativa

Buenas, pessoal!
Tivemos um dia muito interessante outra vez, em nosso intento de percorrer, de bicicleta, o litoral do Rio Grande do Sul, desde Torres até o Chuí.
Como escrevi ontem, pernoitamos na Praia Nova, um balneário localizado a 12 km de Mostardas. O proprietário do hotel, Seu Márcio, me avisou que a Lagoa do Peixe estava com seu nível muito alto por conta das últimas chuvas, e que a barra (vertedouro) estava "aberta", quis dizer, uma correnteza louca de água doce, com 3 metros de profundidade, desaguando no mar.
Sem podermos passar com as bicicletas, resolvemos pegar a estrada de areia (primeiro) e saibro (depois) até Mostardas, para contornarmos a Lagoa do Peixe pela BR-101, até a localidade de Bojuru. MEU DEUS! No trecho de areia (uns 5 km), só afundamos. A estrada foi aberta literalmente entre as dunas brancas e altas - área de preservação permanente, onde é proibido sua extração. Depois, já nos campos e pastagens, a estrada é de saibro, pior ainda, mal conservada, cheia de costeletas, foi um tendéu. Demoramos uma hora e meia para fazermos 12 km...
Aproveitei para levar a minha bicicleta na Oficina do Beto Ciclista para trocar dois raios estourados do lado das catracas. Para chegar nos raios, tivemos que estourar o velho jogo de pinhas originais da Odomo, que estava simplesmente encravado. Para trocar o cassete, tivemos que trocar a correia. Aproveitamos para tirar a folga da caixa de centro trocando seus rolamentos e colares... PRONTO! Reforma total.
Aí calibramos os pneus, pois pegaríamos o asfalto. Andamos 500m - POW!!! - adeus pneu e câmara da minha roda traseira. Com 25 kg de bagagem, mais este urso (eu) em cima, mais o peso da bicicleta, não podia durar, eheheheh... Voltamos na oficina, colocamos pneu e câmara nova e seguimos viagem.
Andamos 10 km na BR-101, que por sinal está excelente, com ótimo asfalto e bem sinalizada, e a câmara do pneu dianteiro da bicicleta do Augusto também furou. Como o pneu também não estava lá essas coisas, o arame saiu da borracha, e criou um ovo. Decidimos ir em frente assim mesmo.
A BR-101 está um tapete nesse trecho, totalmente reformada. Com isso, nosso desempenho foi bom, apesar do vento em boa parte do tempo soprando de lado.
Todavia, quando faltavam 30 km, para chegarmos em nosso destino de hoje (Bojuru, localidade já pertencente ao município de São José do Norte, primeira localidade onde conseguiremos voltar à praia desviando da Lagoa do Peixe) sua direção mudou, começou a chover, e pegamos chuva, vento contra e muito frio.
Agora, 22h, continua chovendo, e a previsão para amanhã é de vento e trovoadas. Ai, ai, ai, ai, ai... De qualquer forma,  pretendemos acessar o balneário, que dista 6 km de onde estamos, e voltar a pedalar pela areia até São José do Norte, 80 km em direção ao sul.
Bait'abraço a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário