terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O 7º dia - narrativa

Buenas, pessoal!
Posto mais um "capítulo" dessa nossa aventura ciclística pelas areias do litoral gaúcho, o Augusto e eu, pedalando. É o 7º dia, 09/01.
Saímos às 08h da manhã do Estreito (localidade de São José do Norte, 50 km ao norte da Barra do Rio Grande), onde pernoitamos. Esse distrito está localizado a 2 km da praia. Originalmente era bem próximo da orla, mas uma ação do Ministério Público gerou a derrubada de todas as casas e o lugarejo simplesmente se transferiu para dentro do continente, às margens do Rio Estreito. Convivem diariamente com o tráfego pesado de caminhões transportando as toras de pínus derrubados no entorno, mas levam uma vida muito pacata, sem dúvida.
Logo na chegada à beira da praia, o inesperado: o Augusto atolou com sua bicicleta na areia fofa e, ao colocar o pé no chão, perdeu o equilíbrio, fez um "spacatto" e estatelou-se no chão. Na hora o joelho direito inchou! Ao acudi-lo, percebi que, para ele, o passeio havia acabado ali.
O guri continuou pedalando determinada e corajosamente até São José do Norte, distante ainda 50 km. Pela areia, isso representa 100 km! Mas era preciso chegar mais perto do recurso, especialmente de um ônibus que o levasse de volta a Montenegro.
Chegamos depois do almoço na Praia do Mar Grosso, a 6 km do centro. Já havíamos percorrido 443 km desde o início da viagem, em Torres, uma semana antes. Almoçamos no Restaurante Atalaia (frutos do mar, uma maravilha!), descansamos um pouco, e às 16h chegamos na surpreendente cidade de São José do Norte. Antiquíssima, cheia de prédios históricos, onde é proibido construir-se imóveis com mais de 3 andares para que, de qualquer ponto da cidade, a Igreja Matriz possa ser vista, onde as ruas não recebem asfalto porque em seus paralelepípedos irregulares o Imperador D. Pedro I passou a cavalo, onde o cais, às margens da Laguna dos Patos recebe barcos pesqueiros com bandeiras de diversos estados brasileiros para o pernoite, protegidos pelos molhes da Barra do Rio Grande, é um lugar mágico, uma verdadeira volta ao passado!
Alugamos um quarto no Hotel Caçulão. Vendo o estado da perna do Augusto, resolvi encerrar também a viagem, voltando para casa com ele. Total, teria que readaptar minha bicicleta, instalando os alforjes dianteiros, para levar a bagagem que estava na sua bicicleta, o que demandaria mais um dia parado atrás de serralheria para soldar o bagageiro no garfo. Para quem saiu de viagem acompanhado de mais dois companheiros, chegar sozinho não estava nos planos.
Doamos as bicicletas à APAE de São José do Norte, e quem serviu de nosso intermediário foi o Thales, do Hotel, filho de uma benfeitora daquela entidade assistencialista.
Cassino, a maior praia do mundo, vai ter que esperar. Mas com certeza, retornarei para completar o percurso...
Mesmo assim, percorrer 449 km de Torres a São José do Norte, a maior parte do trecho pela beira da praia, foi sem dúvida uma aventura para guardarmos para o resto de nossas vidas. A exuberância da fauna, as praias desertas, os belíssimos faróis, as lagoas, os barcos pesqueiros, os próprios pescadores, a dificuldade de pedalar na areia com as bicicletas carregadas, tudo contribuiu para que fizéssemos um dos passeios mais legais dentre tantos que já protagonizamos!
Fica a dica. Só quem já percorreu essa jornada consegue descrever o quão maravilhosa é a natureza em nosso litoral. Nunca mais falarei que no Rio Grande do Sul as praias são todas iguais. Posso provar que não são, eheheheheh...
Bait'abraço a todos.

5 comentários:

  1. Amigo Paulo,
    Sempre tivesse minha admiração como profissional e agora, esta é aumentada pelas peculiaridades da tua vida.
    Desportista, aventureiro, tradicionalista, contador de causos, blogueiro e encantador de vidas.
    Parabéns a essa família dinâmica e aventureira.
    Como dizes: "baita'braço".
    Edon Harter

    ResponderExcluir
  2. Cara muito legal essa pedalada, parabéns ao teu piá tbm! um dia encaro uma dessas, abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Zias! E já estou de malas prontas para outra aventura cicloturística. Dessa vez, todo o Uruguai. Saída em 02/01/14. Abraços

      Excluir