sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O início da aventura! 1º e 2º dia - narrativa

Buenas, pessoal!
Chegou mais um mês de férias!
Hora de tirar os alforjes de bicicleta da despensa, separar os petrechos de viagem, pegar o mapa e tomar o rumo de um novo lugar onde aventura, ciclismo, desafio e natureza estejam agregados!
Mãos à obra, ou melhor, pés nos pedais!
Este ano, resolvi fazer uma viagem diferente. Não tão longa em distância, mas muito seletiva: percorrer todo o litoral do Rio Grande do Sul, quero dizer, de Torres ao Chuí, pedalando pela areia. Serão uns 650 km tendo por companhia à esquerda o mar, à direita dunas - o trecho povoado não é muito grande -, acima um céu muito azul e à frente a maior extensão de areia do mundo.
Tenho por companhia meu filho Paulo Augusto, de 15 anos de idade, que já tem em seu histórico de viagens de bicicleta uma percorrida de 892 km em janeiro passado, quando passeamos pelo litoral e serra catarinense, aventura contada no blog www.norastrodocorvobranco.blogspot.com.
Minha esposa, Mariloy, também se animou a viajar conosco. Chegou a iniciar a pedalada, em Torres, ontem, mas, após 60km, pressentiu que o inchaço nos joelhos não era um bom sinal. Resolveu interromper o desafio, antes que a dor piorasse. Ficou na Praia do Barco, em Capão da Canoa, onde curtirá os próximos dias na companhia de familiares.
Como já referi acima, saímos ontem (03/01), da barra do Rio Mampituba, em Torres. O dia de sol forte, com vento a favor, proporcionou uma pedalada contínua e sem sobressaltos até o final da manhã. Após o almoço, contudo, tivemos que usar a estrada, porque a Mariloy não estava conseguindo manter o ritmo, em função da sua dor nos joelhos.
Hoje o Paulo Augusto e eu saímos às 08h da manhã, da Praia do Barco, e conseguimos percorrer 80km sem maiores dificuldades, já que o vento "nordestão" foi um ótimo aliado. Além do mais, a ressaca do mar dos últimos dias provocou uma situação inusitada: as ondas estavam atravessando toda a faixa de areia, só parando próximo às dunas. Com isso, batida, a areia sempre tão fofa em nossas praias virou uma verdadeira pista, quando chegamos a pedalar a 30km/h. Às 17h já estávamos em Balneário Quintão, onde fomos recepcionados pela minha irmã Vera, meu cunhado Dadinho, os sobrinhos Ana Luíza e Luiz Eduardo e o namorado da Ana Luíza, o Juninho.
Não falei ainda das bicicletas que estamos usando! Deixamos nossas "boas" em casa, e adquiri três bicicletas usadas na Ofícina do Olírio, em Montenegro, pois pretendemos doá-las no final da viagem, no Chuí. O Marco Aurélio, da Oficina do Olírio, fez um preço muito especial pelas magrelas, além de uma revisão completa.
Mas é fato que um terreno tão ingrato como a beira da praia provoca um grande estrago no sistema de transmissão, na corrente, na caixa de centro, nos eixos... já tive que fazer diversos consertos por conta da areia e água salgada que atingem as bicicletas sem trégua. Voltei a testar meus conhecimentos de mecânica de bicicleta, eheheheh...
Amanhã, a parada será no Farol da Solidão, em Mostardas. Se o sugestivo nome tem algum sentido, sinal de internet será algo improvável... Então, assim que tivermos sinal novamente, continuaremos postando.
Bait'abraço a todos.

4 comentários:

  1. Tudo bem, Paulo Renato e Paulo Augusto!

    Fiquei curioso com a aventura de vocês, averiguei no google e encontrei o blog.
    - Quem sabe um dia desses ainda terei coragem para encarar tal desafio, pois gostei muito da idéia!

    Tive o prazer de encontrá-los - no 2° dia de viagem - e registrar uma foto de vocês em Capão da Canoa, com a plataforma ao fundo.

    Espero que esteja curtindo bons momentos com teu filho.
    Desejo à vocês uma boa aventura!

    Curiosamente também sou de Montenegro!
    Acompanharei a aventura pelo blog.

    Forte abraço!
    Marcus Juchem

    ResponderExcluir
  2. Marcus!
    Que prazer por este reencontro através do blog! Lembro-me de ti, tiraste a nossa foto e vibraste com nossa empreitada. Por acaso és filho do meu grande amigo Dr. Miguel Juchem? O conheço pois sou servidor do Judiciário e trabalhei por anos com ele...
    De qualquer forma, obrigado por aquela gentileza de tirar a foto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem Paulo!

    Sim, sou filho do Miguel A. Juchem. Irei comentar com ele a respeito da tua aventura e nosso encontro.
    Espero continuar acompanhando pelo blog e/ou facebook.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Paulo Renato, sou policial civil lotado na 1ª DP de Cachoeirinha e estou planejando, com bastante antecedencia, uma viagem semelhante, onde eu e um sobrinho pretendemos percorrer todo o litoral do RS, só que pretendemos começar pelo Chuí. Achei muito interessante teu blog e gostaria de algumas dicas suas. Somos ciclistas de primeira viagem, mas estamos pretendendo ir em 2016, portanto temos ainda bastante tempo para nos prepararmos! Abraços e parabéns!!!

    ResponderExcluir